• Gabriel Lima Pré Campanha - Equipe

Dia do "Deficiente" físico - uma carta aberta de Carlos Arnaldo

Meus amigos e minhas amigas, no dia de hoje comemoramos o dia do deficiente físico. Antigamente essas pessoas eram vítimas de ainda mais discriminação e preconceito do que hoje em dia.


Eram chamados de ‘aleijados’. Muitos nem saiam de casa. Eram forçados a viver uma vida de dependência, desonra, falta total de perspectivas. Não havia nenhuma consciência da sociedade a respeito da necessidade de integrar os deficientes. Eles eram vistos como um peso, um estorvo.


A situação com o passar dos anos mudou bastante. Hoje vemos deficientes independentes, usando o transporte público e se locomovendo com total eficiência. Gente que trabalha, paga seus impostos, se diverte, namora, sonha e realiza como qualquer outra pessoa.



Sabemos que a vida dos deficientes não é um mar de rosas. Não existe uma infraestrutura adequada, totalmente apta a satisfazer suas necessidades, embora ela tenha efetivamente melhorado. Eles lutam com muito sacrifício ainda hoje apenas para terem o direito de serem cidadãos.


A prefeitura pode ajudar muito o deficiente a alcançar sua plena independência se tiver visão e disposição para a mudança.


Em linha com a Convenção Mundial da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, proponho fazer e fortalecer o Programa Municipal de Educação Especial e Inclusiva, em parceria com outras secretarias municipais, capacitando Equipes Multidisciplinares e os Auxiliares de Educação Especial Inclusiva nas metodologias e abordagens mais modernas a fim de que nenhum estudante seja deixado para trás. Queremos ainda inventariar todas as necessidades de acessibilidade ainda não cumpridas em todas as instalações prediais de escolas municipais, criando um cronograma programado de intervenções para garantir as reformas e adaptações necessárias, observadas as concepções da convenção mundial da ONU pelos direitos das pessoas com deficiência, da Norma ABNT NBR 9050, do Decreto Federal Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 e do Desenho Universal.


Com o aumento da população e suas diferenciações, temos de estar prontos e preparados para atender e dar oportunidade a todos. Portanto, proponho inserir programas para jovens com deficiência, onde eles possam ter acesso a um emprego e incentivá-los a terem o comando de sua vida de forma mais segura e independente.


Desejo, ainda, instituir a Política Municipal de Direitos Humanos, considerando as diretrizes contidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de assegurar a observação dos Direitos Essenciais da Pessoa Humana (crianças, adolescentes, negros, pessoas com deficiência, mulheres, indígenas, refugiados, quilombolas, sem-teto, idosos, ciganos, população itinerante, minorias de credo, raça ou etnia, comunidades LGBTQIA+ e outras, além daquelas em outras condições sociais e econômicas que estão em vulnerabilidades (agravada com a Pandemia da Covid-19); incluindo todos os extratos sociais historicamente excluídos ou com seus direitos negados).


Vamos instituir a Política Municipal de Inclusão Social e Integração das Pessoas com Deficiência, em formato aplicado de rede, de acordo com a Lei Federal 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em todos os seus dispositivos articulando os esforços assistenciais de todas as entidades presentes na cidade. Isso deve acontecer em escolar para dar exemplo social desde pequeno as nossas crianças e jovens.


O deficiente não é um peso, não é um estorvo, não atrapalha nada. O deficiente é um cidadão com deveres e direitos como qualquer outro, que precisa de um mínimo de estrutura para exercer a sua cidadania e contribuir com a cidade para seu crescimento e bem estar geral. É nisso que eu acredito e é por isso que eu vou lutar.


Parabéns a todos os deficiente físicos de Rio Preto por seu dia.


#RioPretoPodeMais


Carlos Arnaldo é candidato a Prefeito de São José do Rio Preto, pela coligação Rio Preto Pode Mais (PDT, PV e REDE) 12.

Já conheçe a sede do PDT em São José do Rio Preto?

Rua Independência, 3515

Vila Fioresi,  São José do Rio Preto - SP

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone do Flickr