Educação em primeiro lugar, a visão do PDT Rio Preto

Uma educação que satisfaça a todos, e apresente resultados para colocar Rio Preto como capital nacional e até mundial do setor.

Para isso, o PDT defende fortemente a implementação de escolas em tempo integral, de forma universal na cidade. Atualmente, apenas os bairros mais centrais, onde a clientela é menor e bem menos carente de recursos, contam com instituições que atendem estudantes nos períodos da manhã e tarde.


A implantação também de um atendimento médico, psicológico e odontológico, é necessário, com parcerias com a secretaria da saúde municipal e estadual. Com um cadastro único e priorizando as urgências, todo o corpo escolar não terá de esperar meses por um atendimento médico. O lema da “mente sã corpo são” é prioridade pedetista e não apenas retórica.


A escola aberta para a comunidade, participativa, também será efetivada e diretores terão autonomia para atender os diferentes interesses, respeitando as necessidades da Cidadania (não prejudicar ninguém como princípio básico).


Lógico que com a abertura, a comunidade irá trazer suas prioridades e o caminhar será participativo, plural, com o protagonismo de todos. No momento, apenas alguns comandam as escolas rio-pretenses, sem a participação da maioria dos interessados (professores, pais, alunos e funcionários). A descentralização é primordial.


Essencial é também valorizar a totalidade no processo de ensino/aprendizado.

Além de premiações constantes dos professores, alunos e funcionários, a reciclagem cultural e a valorização financeira de todos os servidores necessitam acontecer.


As premiações seriam computadores ou notebooks, para auxiliar na educação que Rio Preto realmente merece e precisa.


A educação não se sustenta, como núcleo isolado. Além de contar sempre com a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Esportes, Cultura e Comunicação, vão participar ativamente do processo educacional.


  • Na parte esportiva e recreativa, as aulas de diferentes modalidades serão ministradas, com a implantação de uma competição semestral de todas as escolas. A integração será total e continuada.

  • A cultura teria a função de levar apresentações, como teatro e palestra solicitadas por cada instituição de ensino.

  • As disputas esportivas e eventos culturais teriam cobertura no setor de comunicação do município, valorizando a parte humana e de competição.


Nosso foco principal, é valorizar o ser humano, e capacitar as pessoas para a vida, não somente fazer construções de alto custo e pouca utilidade prática para a população.


A merenda escolar deve ser de qualidade e avaliada por nutricionistas e pelos próprios alunos.


O ensino técnico e profissionalizante em parceria com o Estado e a União, terá prioridade e será incentivado em Rio Preto. O mínimo de 25%, exigido pela CF para investimentos na Educação, na visão do PDT, será aumentado para 30%, porque é a principal política pública para resgatar e dar dignidade e igualdade de oportunidades para todos.


Vamos todos fazer a Educação de nossa cidade, a melhor do Brasil!


Já conheçe a sede do PDT em São José do Rio Preto?

Rua Independência, 3515

Vila Fioresi,  São José do Rio Preto - SP

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone do Flickr